Guia completo para começar um blog com WordPress no Prelude Hosting ❤

Compilamos abaixo um super guia para você começar seu blog arrasando ;)

1. Escolha seu domínio

Domínio: o que é?

Domínio é o endereço do seu blog na web. Ex.: O domínio do Prelude Hosting é www.preludehosting.com

Por isso, pensar no nome de fato do seu blog é o primeiro passo para, então pensar no domínio. Existem várias terminações para seu domínio, ele pode ser um .com, .com.br, .net. org, etc. É sempre bom pensar em mais de uma opção pois, com a quantidade de sites existentes por aí, existe a possibilidade da sua primeira escolha já estar registrada.

Para verificar a disponibilidade de um domínio com final .br sugerimos que o faça diretamente no órgão gestor, o Registro.br. Para pesquisar demais opções, você pode conferir aqui na nossa página.

Você é livre para registrar seu domínio em qualquer órgão autorizado, tenha apenas atenção que a hospedagem e o domínio são coisas diferentes, portanto, caso não queira ou não possa registrar o domínio no mesmo lugar onde vai hospedar seu blog, você deve verificar a possibilidade de alterar os DNS (Domain Name System) onde o registrou. A sua hospedagem vai te fornecer uma URL específica para você colar nos campos DNS de onde o registrou, fazendo então a ligação entre ambos.

Para nossos clientes ou futuros clientes: O Prelude Hosting registra diversos domínios e, caso opte por também hospedar conosco, você não precisa se preocupar com nada. Exceto os com finais .br, que você deve fazer o registro diretamente no Registro.br e depois inserir lá os DNS que fornecemos e pronto!

Fique sempre de olho na data de renovação do seu domínio pois, se ele expirar, depois de algum tempo ele será liberado novamente para registro e você pode perdê-lo. A periodicidade costuma ser anual, mas você tem outras opções.

2. Escolha seu pacote de hospedagem

Agora que você já tem seu domínio, basta escolher o plano de hospedagem que mais se adequa ao seu futuro blog ou site. 

Aqui no Prelude Hosting a gente preparou dois pacotes, o Básico e o Pro. Dá uma conferida na nossa página de planos de Hospedagem para conhecer os detalhes de cada um deles. E não esqueça que quando você opta por um plano anual, a gente te dá 2 meses de graça!

Depois é só clicar em Continuar para seguir com a criação da sua conta. O passo a passo é simples e rápido! Se você já tem um domínio e hospedagem e quer vir pra cá, basta clicar aqui, selecionar essa opção e seguir as instruções.

Bem vindo ao Prelude Hosting! :)

3. WordPress ❤

O WordPress é a solução mais utilizada pelos blogueiros atualmente. Ele é um software de publicação de conteúdo, ou seja, é com ele que você vai postar seus textos, imagens, etc.

O Prelude Hosting oferece uma forma muito prática de instalação do WordPress, são pouquíssimos passos e apenas alguns minutinhos para ter seu blog instalado e pronto para postar!

4. Configurações básicas

1) Em Opções > Geral é possível editar o  Título e Subtítulo de seu blog para algo mais personalizado e que passe a ideia do assunto que você aborda. Nessa seção ainda é possível alterar o registro dos usuários, o formato da data e da hora.

2) Em Opções > Discussão você encontra as opções de configuração dos Comentários:

Pode alterar o tipo de aprovação que deseja, manual ou automática; Receber alertas no seu e-mail quando um comentário é publicado; Encerrar automaticamente comentários depois de X dias. (Útil para evitar que ainda façam comentários em posts muito antigos e que, provavelmente, serão spam)

3) Opções > Privacidade aqui é possível escolher indexar ou não o seu blog nos motores de busca.  Recomendamos deixar indexado para que o blog seja facilmente encontrado pelo Google, por exemplo :D

4) Criação de Categorias e Etiquetas em Artigos há a opção Categorias.

As categorias servem para definir diferentes áreas gerais do seu blog, podendo cada categoria ser considerada uma seção. Portanto, é interessante criar categorias pensando na estrutura do seu blog e em como tudo vai ficar arrumado para que, no futuro, quando você tiver centenas de posts publicados, fique tudo organizado de forma a facilitar sua leitura.

Já as Etiquetas são espécies de palavras-chave que você mais utiliza. Elas podem ser criadas (assim como as Categorias também) diretamente quando estiver escrevendo um post, na direita, em Etiquetas.

5) Como alterar os links permanentes:

Quando o WordPress é instalado as urls ficam assim:

Antes: seublog.com/?p=123

Porém com um pequeno ajuste elas ficarão assim:

Depois: seublog.com/nome-do-post

Cada post e cada página tem um endereço exclusivo. Um endereço que é possível compartilhar nas redes sociais, por exemplo. Esta pequena alteração ajuda otimização do seu blog e nos motores de busca.

 

5. Customize

Tema é que dá a cara do blog. Existem muitas opções de tema disponíveis para WordPress e eles vão desde os mais básico até os mais completos e complexos, inserindo, inclusive, funções extras.

Existem temas gratuitos, pagos e feitos sob medida. Conheça os posts que já fizemos sobre os Temas e escolha o que melhor se adequa ao seu blog!

Depois de escolher, siga os passos abaixo para instalar:

  1. Vá em Aparência > Temas
  2. Clique em Instalar Tema
  3. Clique em Enviar e escolha o arquivo do tema que deseja instalar
  4. Clique em Instalar agora
  5. Agora basta clicar em Ativar e pronto!

Seu blog está de cara nova! :-) 

Parabéns! Agora é só publicar o seu primeiro post!

Consulte também nosso blog com tópicos e posts mais aprofundados. Se ainda tiver alguma dúvida, envie uma mensagem para o Atendimento, estamos à disposição para te ajudar!

Se esse guia foi útil para você compartilhe ❤