Instalação e configuração do WordPress

Comentar?

O Prelude Hosting oferece uma forma muito prática de instalação do WordPress, são pouquíssimos passos e apenas alguns minutinhos para ter seu blog instalado e pronto para postar!

Veja o vídeo de como fazer a Instalação do WordPress através do Softaculous 😉

Parabéns! Você já tem um domínio, uma hospedagem e um blog em WordPress… E agora? O que fazer depois da instalação do WordPress?

Vou listar abaixo algumas algumas dicas para seu novíssimo blog.

1) Em Opções > Geral é possível editar o ** Título e Subtítulo** de seu blog para algo mais personalizado e que passe a ideia do tema que você aborda no seu blog. Nessa seção ainda é possível alterar o registro dos usuários, o formato da data e da hora.

2) Em Opções > Discussão há as opções de configuração dos Comentários:

Pode alterar o tipo de aprovação que deseja, manual ou automática; Receber alertas no seu e-mail quando um comentário é publicado; Encerrar automaticamente comentários depois de X dias. (Útil para evitar que ainda façam comentários em posts muito antigos e que, provavelmente, serão spam)

3) Opções > Privacidade aqui é possível escolher indexar ou não o seu blog nos motores de busca. > Recomendo deixar indexado para que o blog seja facilmente encontrado pelo Google, por exemplo 😀

4) Criação de Categorias e Etiquetas em Artigos há a opção Categorias.

As categorias servem para definir diferentes áreas gerais do seu blog, podendo cada categoria ser considerada uma seção. Portanto, é interessante criar categorias pensando na estrutura do seu blog e em como tudo vai ficar arrumado para que, no futuro, quando você tiver centenas de posts publicados, fique tudo organizado de forma a facilitar sua leitura.

Já as Etiquetas são espécies de palavras-chave que você mais utiliza. Elas podem ser criadas (assim como as Categorias também) diretamente quando estiver escrevendo um post, na direita, em Etiquetas. Acho mais fácil pois as palavras-chave vão aparecendo e vou adicionando ali.

Pronto! Escreva seu primeiro post, escolha em qual categoria ele se encaixa (pode ser mais de uma), as palavras-chave que se destacam e Publicar!

Essas são dicas relativas ao primeiro passo e que deixam seu blog configurado de forma muito básica. Nos próximos posts vamos abordar dicas de personalização do seu blog, como urls personalizadas, temas, plugins e configurações avançadas do WordPress 🙂

Caso tenha alguma dúvida, queira pedir dicas, etc, deixe aqui nos comentários ↓

Publicitária com especialização em Marketing Digital, Programação Web e se arrisca em Web Design. Paixão por blogs, pelo mundo digital, tecnologia, livros e super-heróis :)

Sobre este blog

Este é o blog do @preludehosting! Aqui conversamos sobre tecnologia, internet, WordPress e novidades de sua hospedagem. Entre e fique à vontade ;)

Outros posts

1 Comment
  1. Pingback: WordPress: diferença entre o WP.com e o WP.org + tutorial de primeiros passos –

  2. Responder

    Adorei <3 Ansiosa pela publicação dos próximos tutoriais!

 

Deixar um comentário