Série Ano Novo, Blog Novo: #1 – Domínios e Hospedagem de sites e blogs

Comentar?

serie-1 Como prometemos, vamos iniciar uma série de posts para ajudar você que colocou na sua listinha de resoluções de Ano Novo, começar um blog. Ou, ainda para você que quer tirar o pó do seu blog abandonado esse ano ou pra quem quer dar uma atualizada. Informação nunca é demais!

Antes de qualquer coisa, é muito importante pensar no que você quer. Que tipo de blog você deseja criar? Tendo isso em mente, é hora de pensar em um nome para ele.

Domínio: o que é?

Domínio é o endereço do seu blog na web. Ex.: O domínio do Prelude Hosting é www.preludehosting.com

Por isso, pensar no nome de fato do seu blog é o primeiro passo para, então pensar no domínio. Existem várias terminações para seu domínio, ele pode ser um .com, .com.br, .net. org, etc. É sempre bom pensar em mais de uma opção pois, com a quantidade de sites existentes por aí, existe a possibilidade da sua primeira escolha já estar registrada.

Para verificar a disponibilidade de um domínio com final .br sugerimos que o faça diretamente no órgão gestor, o Registro.br. Para pesquisar demais opções, você pode conferir aqui na nossa página.

Você é livre para registrar seu domínio em qualquer órgão autorizado, tenha apenas atenção que a hospedagem e o domínio são coisas diferentes, portanto, caso não queira ou não possa registrar o domínio no mesmo lugar onde vai hospedar seu blog, você deve verificar a possibilidade de alterar os DNS (Domain Name System) onde o registrou. A sua hospedagem vai te fornecer uma URL específica para você colar nos campos DNS de onde o registrou, fazendo então a ligação entre ambos.

Para nossos clientes ou futuros clientes: O Prelude Hosting registra diversos domínios e, caso opte por também hospedar conosco, você não precisa se preocupar com nada. Exceto os com finais .br, que você deve fazer o registro diretamente no Registro.br e depois inserir lá os DNS que fornecemos e pronto!

Fique sempre de olho na data de renovação do seu domínio pois, se ele expirar, depois de algum tempo ele será liberado novamente para registro e você pode perdê-lo. A periodicidade costuma ser anual, mas você tem outras opções.

E a Hospedagem?

A hospedagem é onde seu blog ficará alojado de fato. Todos os arquivos relacionados ao seu blog ou site ficarão na sua hospedagem.

Para escolher dentre os planos de hospedagem existentes, é importante levar em consideração o tipo de blog ou site que você deseja. Se você está pensando em utilizar o WordPress como plataforma é preferível uma hospedagem em servidor Linux, como os do Prelude Hosting, por exemplo.

Fora isso, leve em consideração o espaço que precisará, caso vá hospedar muitas imagens e conteúdo, e outro ponto importante é o tráfego que seu site consome. Quanto mais visitas, maior é seu tráfego, mais é consumido. Normalmente você pode começar com algo mais básico e ir fazendo um upgrade no seu plano conforme a necessidade.

A hospedagem é um investimento muitas vezes mensal, mas também costuma haver outras opções de periodicidade, como trimestral, anual, etc.

Publicitária com especialização em Marketing Digital, Programação Web e se arrisca em Web Design. Paixão por blogs, pelo mundo digital, tecnologia, livros e super-heróis :)

Sobre este blog

Este é o blog do @preludehosting! Aqui conversamos sobre tecnologia, internet, WordPress e novidades de sua hospedagem. Entre e fique à vontade ;)

Outros posts

No Comments